14 de nov. de 2015

Memória: Índio Artiaga, o prefeito do futuro

Índio do Brasil Artiaga Lima (foto) governou Goiânia de1979 a 1982. Em apenas quatro anos de mandato, ele fica na história como um dos melhores prefeitos que a cidade já teve. Sabem por quê? Administrou olhando lá na frente, projetando obras que seriam indispensáveis e fundamentais no futuro.

Coisa que se faz hoje aqui, ali, em São Paulo, Rio, Brasília etc., Índio construiu a ciclovia, que ia da Praça do Botafogo à Vila Redenção. Criou o Plano Cicloviário de Goiânia, com a construção de pistas para ciclistas em todas as marginais.
Em 1980, a ciclovia foi ocupada pela invasão dos sem-teto, o que impossibilitou a instalação de equipamentos e melhor infraestrutura.  Aos poucos, ela foi sendo descaracterizada, até desaparecer. Ainda há trechos remanescentes.

Índio é o “pai” da Marginal Botafogo. Foi ele quem planejou todas as demais marginais que temos. Nion Albernaz teve o cuidado de construí-las. Detalhe: fez questão de ressaltar que eram obras planejadas por Índio, aplaudindo a sua visão futurista da cidade.

Faço esse registro aqui por questão de justiça, pois, em Goiânia, a depender da mídia e de certos historiadores, tudo é obra de Pedro Ludovico, o que não é verdade. Até por que foi Getúlio Vargas quem construiu Goiânia, Pedro foi o capataz.

PEDRO LUDOVICO: O TERROR CONTRA JORNALISTAS EM GOIÁS! (II)


Sol escaldante. São 11 horas e 30 minutos do dia 8 de agosto de 1953. Estamos a três quadras do Palácio das Esmeraldas, próximos do cruzamento da Goiás com a Anhanguera. Pedro Arantes, diretor da empresa estatal de energia elétrica, interpela o jornalista Haroldo Gurgel sobre a manchete estampada no semanário O Momento, “O homem voltou e deu a luz”. Estava irado.

Gurgel sorriu. E que Arantes, no dia anterior, havia ido ao dentista, para uma radiografia. Como estava faltando energia, ele mandou religá-la, bateu-se a chapa e a cidade foi novamente devolvida à “falta de luz”

Quando Pedro Arantes abordou o jornalista, do mesmo carro oficial descem, também, Pernambuco (José de Sá Novais), um sobrinho dele, cujo nome nunca se soube, Neném Calango (Antônio Batista de Oliveira), Domingos Borrely e José Serapião de Sá.

Desceram atirando, mandando as balas contra o indefeso Gurgel e, de quebra, ferindo os irmãos João e Antônio Carneiro Vaz, donos do jornal. O indefeso jornalista tombou morto. João chegou a atirar um tijolo contra os assassinos, que fugiram no mesmo carro do Estado (era um veículo da COAP, Comissão de Abastecimento e Preços).

Um cidadão que por ali passava improvisa um pincel e o molha no sangue que escorria, escrevendo na parede do Lord Hotel uma frase-manifesto: “Aqui tombou um moço defendendo a liberdade de imprensa”.

Goiânia ainda era pequena nos anos 50 e logo a população inteira tomara conhecimento do crime. Antônio Vaz, de 20 anos, havia levado oito tiros e João, de 18 anos, outros cinco, foram internados num hospital.

O corpo de Haroldo Gurgel foi transformado num símbolo de revolta, velado por políticos, pela massa indignada. Não houve cortejo fúnebre. O povo, que lota a Praça Cívica, leva o caixão nas costas e o deposita na entrada do Palácio das Esmeraldas.

Pedro Ludovico, o governador, irritado, temendo que o poviléu invadisse o seu reduto, passou a mão no revólver. Do lado de fora, Alfredo Nasser usa a arma que tem: coragem e texto. Edita a nota “Ao Povo Goiano”, que tem como alvo o truculento governador.

No tal manifesto, o jornalista denuncia “os sistemáticos e repetidos atentados a homens de imprensa [...] que se juntam às ladroeiras ostensivas de lotes e terras devolutas, às negociatas, ao assalto despudorado aos cofres públicos, ao nepotismo, às cenas do mais torpe vandalismo, que rebaixam Goiás à condição de senzala e reduzem os foros de cultura do seu povo a uma simples expressão de banditismo”.

O Jornal do Povo vai na jugular do poder: um dos assassinos fora visto no Palácio das Esmeraldas, onde se refugiara. Neném Calango, atingido pela tijolada de João Vaz, foi levado por policiais ao Hospital Santa Luzia, de onde saiu livre, leve e solto, depois de receber alguns curativos.

Na investigação policial, Pedro Arantes depõe, alegando ter abordado o repórter e este o teria desacatado. Ele é desmentido por João Carneiro Vaz, testemunha ocular e auditiva e vítima – levou cinco tiros: uma bala no pescoço, duas num braço, uma no outro e uma na virilha. Ainda assim, Pedro Arantes conseguiu sair incólume do tribunal do júri, a exemplo do copartícipe Abade do Carmo, um revólver a serviço de Pedro.

Registrado no Cartório do 2º Ofício Criminal, sob os números 37 e 786, o processo do assassinato de Haroldo Gurgel resultou na condenação de Neném Calango (14 anos), do José Serapião de Sá (27 anos, pena reduzida para 16), José de Sá Novais (18), que fugiu da penitenciaria e nunca mais se soube dele. Domingos Borrely sumiu antes do julgamento, só voltando a Goiânia depois que da prescrição do processo.

O período de violências políticas no Estado, culminando com os acontecimentos de 1952/1953, dentre eles o fuzilamento do jornalista Haroldo Gurgel, provocou tremendo desgaste de Goiás lá fora, tal como se dá hoje com o envolvimento de nossos mais importantes políticos com um contraventor e a serviço dele.

“Será focalizada na ONU a falta de liberdade de imprensa em Goiás” – dizia, à época, a manchete do Jornal do Povo, que registrou a repercussão da censura ludoviquista também no Exterior O assunto estava no Time, de Nova Iorque, no Saturday Post, de Washington, no Herald Tribune, de Chicago; no La Nación e no La Prensa, de Buenos Aires; no Times e na BBC de Londres; no Paris Soir, de Paris, e no Le Figaro, da França et alii.

Pedro Ludovico não tentou contratar jornalistas ou agência lá fora para tentar melhorar a imagem do Estado, mas deplorou a divulgação de fatos que deprimem Goiás. A resposta que lhe foi dada serve muito bem para os dias de hoje:

– Impeça os fatos e não haverá notícia.

***


Março de 1945, dia 21. Os poetas José Décio Filho e José Godoy Garcia vão lançar um jornal de apenas quatro páginas, o Goiaz Livre. Nenhuma tipografia quis imprimi-lo e eles conseguiram fazê-lo numa gráfica improvisada. O DEIP, de Pedro Ludovico, filhote do DIP de Getúlio e comandado por Castro Costa, apreende os exemplares e prende os editores, liberando-os após tomar-lhes depoimentos. O jornal morria antes de nascer.

PEDRO LUDOVICO: O TERROR CONTRA JORNALISTAS EM GOIÁS! (I)

Hoje, mudados foram os meios (parece que nem tanto - vide as ameaças ao Kajuru), mas o terror continua o mesmo.
 
Assasinato de Gurgel: matadores se esconderam no Palácio das Esmeraldas


Repete-se, hoje, comigo e com o Kajuru, o terror que Pedro Ludovico usava contra os que ousavam criticá-lo durante a sua ditadura estadual. Saibam um pouco dessa violência lendo “VOTO DE FOGO, ROSA E TANGO”, do jornalista José Asmar, a quem peço licença para publicar alguns excertos da sua importante obra.

***

“Ano de 1951, setembro, dia 24. O  diretor da Folha de Goiaz e Rádio Clube, dos Associados, Theomar Jones, é agarrado na Avenida Anhanguera e conduzido numa caminhonete à Vila Morais e, aí, é espancado sem dó nem piedade. Física e moralmente extenuado, muda-se de Goiânia.

Dezembro, 29, num bar próximo ao Marmo Hotel, cinco policiais prendem, após busca inútil e gratuita, o redator do JORNAL DO POVO, Leonam Curado, e mantêm-no incomunicável durante duas horas. Coincidência ou não, o chefe da façanha é João Vaca Brava (um delegado acobertador dos delitos do mandante – adendo meu).

A onda invade 1953, quando, em 24 de março, é o jornalista Américo Fernandes de Souza Neto a vítima de agressão física por gente do governo. Cobris ele a Câmara Municipal e reproduzira expressões impublicáveis do líder pessedista.

E agosto estarrece todo mundo. Dia 8, às 11h30min, em pleno Centro, esquina das Avenidas Goiás e Anhanguera, auxiliares do governo trucidam o repórter Haroldo Gurgel e ferem os irmãos Antônio e João Carneiro Vaz, do semanário O MOMENTO.

[...}

O bloco de violências políticas em Goiás, amontoado em 1952-1953, com o hediondo trucidamento do repórter Haroldo Gurgel e ferimentos nos irmãos Antônio e João Carneiro Vaz, constrangeu culpados e inocentes a melhorarem a imagem do Estado. Quintal já não era. Novas gerações e novos habitantes apareciam, sem fios de transmissão de mágoas e brigas.

Por escândalo ou urro de acuado, o JORNAL DO POVO mancheteia, então:

- Será focalizada na ONU a fata de liberdade de imprensa em Goiás.

Alinha repercussão no Exterior:

- Time, de Nova York; Saturday Post, de Washington; Herald Tribune, de Chicago; Paris Soir, Paris; Match e Lettres Français, idem; Le Figaro, também; Times e BBC, Londres; Setimo Giorno e Giornali D`Italia, Roma; Osservatore Romano, Vaticano (que até ao Papa foram queixar-se); La Nación e La Prensa, Buenos Aires.

O governador Pedro Ludovico Teixeira deplora a divulgação wue deprime Goiás. Retrucam-lhe:

- Impeça os fatos e não haverá notícia.

O excerto do jornal VOZ OPERÁRIA, do Rio (a daqui, como sempre, controlada pelos governantes), logo abaixo, responde bem a essa questão.



***


No próximo capítulo, a morte de Gurgel e a impunidade do mandante e dos matadores.