21 de nov. de 2015

Braga Sobrinho, Jaime Câmara e o homem na Lua

Armstrong, o primeiro pé na Lua
TV Goiânia, julho de 1969. O prédio da Embratel, na 2, ainda estava em construção. Não tínhamos imagens ao vivo das emissoras de TV de São Paulo e Rio, que geravam para o Brasil. O homem ia descer na lua e nós só veríamos depois.
Para não ser tão depois, Francisco Braga Sobrinho, dos Diários Associados, e Jaime Câmara, fizeram um pacto (a briga do Canal 4/Associados) e 2/Câmara era braba): o 4 geraria e o 2 formaria cadeia. Um avião traria as fitas de Brasília, com as imagens da Apollo 11 e áudio da NASA, e, assim, veríamos com atraso, mas no mesmo dia, a chegada do homem ao único satélite natural da Terra.
Braga Sobrinho escalou Luiz de Carvalho, editor-chefe da Folha de Goiaz, para narrar o evento e pediu a mim que o auxiliasse. E lá fomos, como se fosse ao vivo, pois eram imagens inéditas para nós.
Em dado momento, Braga pediu ao master (controle geral) que inserisse, periodicamente, uma sobreposição suave da imagem do Curumim (foto abaixo - o índio que simbolizava a Rede Tupi) durante a transmissão. Seu Jaime ficou muito bravo e deu o troco além medida. Alugou um avião e mandou buscar outras fitas, em Brasília, gravadas pela Globo. Mas trouxe as mais recentes, à frente das imagens que nós estávamos exibindo.

Resultado: o homem chegou à Lua, primeiro, na TV Anhanguera, do que na TV Goiânia.
Toca o telefone. Atendo. Era Carlos Alberto Sáfadi (nosso comentarista esportivo) perguntando a que horas Neil Armstrong pisaria o solo lunar. E emendou:
- Bom vocês apressarem aí, pois, lá no Canal 2, o Neil Armstrong deles chegou primeiro que o de vocês.
Viramos chacota.